segunda-feira, maio 22, 2006

Oscilacao e Sequencias Boas/Ruins

Tem uma galera grande perguntando sobre o que eh mais lucrativo, e decidi escrever um artigo falando sobre oscilacao, em especial oscilacao de sng. Na minha opiniao torneios grandes sao os de maiores oscilacoes. Dependendo da quantidade de torneios que eu jogo algumas vezes eu passo 1 a 2 meses sem fazer uma mesa final. Eu acho que os mtt nao valem muito se voce esta querendo crescer seu bankroll.

Cash games tem seus pros e cons, eh um jogo de paciencia mas tambem tem suas oscilacoes. Eh uma sessao eterna. Ja os sng eu indico porque eh um pouco mais mecanico e apesar das oscilacoes um tanto alta, da para se observar se temos lucro ou nao depois de um numero x de torneios.

Qual eh esse numero? Eu diria no minimo 500, mas abaixo vou traduzir um texto do pessoal do twoplustwo. Oscilacao em sit n go eh alta, maior do que a galera imagina. O pessoal reclama de um badbeat aqui e outro ali, mas isso tudo faz parte da alta oscilacao de resultados que existe em sng. Se vc nao entrou no money a 10 sngs, eu por exemplo nao entrei no money por 23 sngs seguidos. Eh eu sei que doi, mas continuo no lucro, e isso tudo faz parte tambem das vezes em que estive no money 22 de 31 vezes. Isso tambem eh irreal mas parte dos altos e baixos que existe nesse meio.

Vou traduzir um post que acho muito importante do dmmikkel que explica o que devemos esperar de oscilacao sobre o que ganhamos ao longo prazo.

O que oscilacao?
Oscilacao eh o quanto seu resultado pode variar da sua expectativa de lucro. Pra simplificar, o quanto voce pode ganhar/perder durante uma sequencia de sgns.

Quanto vc pode ganhar/perder numa sequencia?
Resposta Rapida: perder, perder muito!
Resposta Longa: Desvio Padrao (DP) eh usado para descrever esse acontecimento. Nos SNGs, usamos DP/Tourneio. Seus resultados tem uma chance de 70% de ficar dentro de um Desvio Padrao e 95% de estar dentro de 2 DPs. Eu normalmente calculo usando 2 SDs, porque raramente voce ficara fora disso.

Por exemplo voce joga $10+1 SNGs com um ROI de 15%, e o seu DP/tourneio eh 19. Se voce jogar 500 SNGs (voce pode achar isso muito, mas nao eh e eu vou te provar) o total do seu DP seria sqrt(500)*19. Isso seria por volta de 425 e a 95% vc estaria no lucro de $825 +/- $850. O que eu quero dizer eh que vc pode jogar muito (nesse caso 500) SNGs e ainda nao estar no lucro.

Eu pelo menos acho que estar sem lucro depois de 500 SNGs eh muito ruim, mas mostra tambem que nem sempre eh o nosso jogo, e de vez em quando tem muito a ver com poker e SNGs. Primeiro quer dizer que um jogador vitorioso pode ter uma sequencia muito ruim, mas tambem nos diz que 500 SNGs nao eh muita coisa. A parte mais interessante disso tudo eh que alguns jogadores ruins podem estar tendo lucro/sorte depois de algumas centenas de SNGs, o que faz com que eles pensem que sao melhores do que realmente sao.

Quantos SNGs devo jogar para saber se estou ganhando?
Voce deve ter uma boa ideia depois de 500. Mas eu diria que no minimo 1000 se voce esta jogando para largar o emprego.

Quantos SNGs preciso para saber o meu ROI?
Como eu ja provei, 500 dificilmente diz qualquer coisa. Para uma estimativa correta, jogue 1000. Se vc quiser ter certeza mesmo, jogue 3-5 vezes isso, ou seja 3000 ou 5000.

Qual deve ser o tamanho do meu bankroll?
Como tudo no poker: Depende!
Se voce vai sobreviver do poker, vc ja deve saber disso.
Se voce esta querendo crescer seu bankroll, 30 buyins deve ser o suficiente, desde que voce desca para buyins mais baixo se vc tiver uma sequencia ruim.
Se voce nao quer descer de nivel, no minimo 100 buyins.

Eu tenho 30%+ ROI nos 33s (exemplo).
NAO VOCE NAO TEM NAO.


Espero que a galera possa entender e aprimorar seu jogo e entender os altos e baixos.