quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Estrategia Mecanica para Jogar SNGs – Parte 1

Um conceito que os jogadores iniciantes nao entendem de poker e que voce deve jogar maos que tem expectativa matematica positiva. Claro que eles sao atraidos pelo poker pela TV que mostra na maior parte maos com resultados interessantes, estes com jogadores fazendo blefes milagrosos ou ganhando ao receberem cartas milagrosas. Ao longo prazo essas maos irao levar voce e qualquer outro jogador a ruina.

Depois de ler muito sobre sngs e estrategias, eu desenvolvi a minha propria estrategia. Estou fazendo uma experiencia para ver se a minha estrategia faz sentido matematicamente. O Joao Rodrigo (www.freeroll.com.br) tambem esta fazendo sua propria experiencia. Ele tem seu proprio estilo de jogo mas tem metas semelhantes. Nao conseguirei cobrir tudo sobre sng em um topico so porque acredito que o modo de jogar eh diferente em cada fase.

Hoje vou explicar de como eu estou jogando no inicio dos sngs. Nos outros posts vou explicar a fase com 7 a 5 jogadores, no bubble (4 jogadores) e quando ja estiver no money. Lembre-se que nao estou jogando um jogo onde estou fazendo leituras dos jogadores. Eh um metodo que de uma maneira ou outra tenta usar maos matematicamente melhores das que seus adversarios criando uma vantagem grande. Eu fiz isso porque estou procurando um retorno maximo por hora ao jogar 6 mesas ao mesmo tempo. Vamos la as primeiras dicas.

Como falei os sngs sao ganhos no fim, entao eu explico a importancia de se jogar bem “tight” no inicio e evitar o disperdicio de fichas. Quando os blinds estao mais altos a roubada dos blinds ou um double up te colocara na maioria das vezes no money. Entao quais sao as maos que eu jogo nos primeiros 3 niveis (Blinds 10/15 – 15/30 – 25/50):
Em qualquer posicao eu jogo AA, KK, AK com raises. Se teve raise na minha frente, eu meto all-in sem medo e nao tento inventar. Se ninguem entrou, eu aumento para 150 nos nivel (10/15) e de 5x bb nos outros dois. Se alguem entrou eu uso essa estrategia + o numero de jogadores antes de mim. Caso esteja short stacked por alguma abnormalidade, eu meto all-in de cara.

Maos com QQ, AQs e JJ eu jogo com maior cuidado. Na posicao cedo sem ninguem ter entrado eu sigo a risca acima a nao ser se alguem deu raise. Se alguem deu raise, eu dou call. Prefiro ver o flop e decidir como prosseguir a mao.

Qualquer par acima de 77, eu dou call em qualquer posicao e dou fold para qualquer reraise a nao ser mini raise. No flop eh set ou jogar a mao fora. Mesmo se tenha um overpair na maioria das circunstancias a mao deve ser largada se nao bateu o set.

O resto eu dou fold automatico preflop. O jogo eh bem mecanico, mas eh assim mesmo. Eu nao expliquei o q fazer com AK ou AQ ou AJ desde que sao maos bem complicadas, porque elas dependem de vc flopar algo. Se o meu A ou minha outra carta nao eh o maior par, eu dou check e depois fold em qualquer aposta.

Esta eh minha tecnica nos primeiros tres niveis.